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5 dicas para começar a vender pela internet

Com o crescimento considerável das vendas online, cada vez mais pessoas estão aderindo a esse tipo de comércio.

As vendas digitais podem ser uma grande oportunidade de negócio para quem está interessado em expandir seu comércio de forma simples, rápida e eficaz. Se você tem dúvidas sobre como vender pela internet, continue a leitura das 5 dicas que preparamos:

Como vender pela internet de forma simples?

Quando estamos iniciando as vendas pela internet, surgem várias dúvidas que podem nos confundir ou desanimar. Se você quer saber como “aparecer” no mercado digital, é importante seguir um passo a passo para garantir sua presença online de forma consistente.

Entenda como as 5 dicas de vendas online para iniciantes podem te ajudar a começar:

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Fonte: Freepik

1- Defina seu nicho de mercado e público-alvo

Antes de começar a vender qualquer produto, é necessário entender qual público você quer atingir. Não adianta achar que disponibilizar de tudo um pouco vai te fazer vender mais, pelo contrário, isso só acarretará prejuízos ao manter o estoque parado.

O seu público-alvo pode ser estabelecido pela região do país em que você quer vender, faixa etária, média salarial e gênero, após isso, você pode fazer um estudo dos hábitos de compra dessas pessoas e, assim, entender em qual nicho de mercado fará mais sucesso com o público escolhido.

2- Faça uma pesquisa de mercado

Após determinar o seu nicho e público-alvo, chegou a hora de realizar as pesquisas de mercado que podem te ajudar a entender como vender pela internet, identificando o tipo de produto que fará mais sentido para você disponibilizar em sua loja online.

Você pode utilizar o Google Trends para acompanhar as principais tendências e pesquisas da sociedade online. Explore a ferramenta ao máximo para conseguir dados significativos na sua pesquisa.

3- Invista em um design atraente

A aparência da sua loja, ou o famoso “layout de loja”, precisa estar relacionada com a identidade de marca que você deseja passar. Por exemplo, se o nicho de vendas for para o mercado erótico, é interessante apostar em cores que remetam a isso, como o vermelho, preto, roxo, tons escuros em bordô e vinho. Essas nuances facilitam que o cliente identifique de forma rápida o seu tipo de negócio.

Investir em uma identidade de marca pode aumentar suas vendas, já que ela permite que o usuário presente no seu site reconheça seu empreendimento ao longo do tempo. Isso é chamado no marketing de brand awareness ou “consciência de marca”.

4- Otimize sua loja para os mecanismos de busca

Quando estamos procurando por um produto online e digitamos algumas palavras-chave, elas resultam em inúmeras páginas de lojas online que aparecem para os termos pesquisados. Então, quando visitamos um e-commerce e ele não consta o termo “patrocinado”, significa que ela está aparecendo como uma busca orgânica no Google, ou seja, sem pagamento de anúncios.

A palavra SEO (Search Engine Optimization), significa otimização para mecanismos de busca. Quer dizer então que toda vez que você “otimiza” seus produtos, fotos e demais itens presentes no site, utilizando as palavras-chave comumente buscadas pelos usuários, está trabalhando o lado orgânico da loja, aumentando as chances de aparecer sem precisar pagar pelos anúncios caros.

➔ Lembre-se que as técnicas de SEO são utilizadas para a evolução a longo prazo do seu negócio.

5- Escolha a plataforma de e-commerce certa

Realizar vendas pelo comércio eletrônico requer alguns fatores que assegurem tanto os seus clientes, quanto a sua loja, por isso, é importante escolher uma plataforma de vendas online ideal para o seu negócio. 
Entenda quais fatores você deve considerar:

  • Facilidade de uso: para iniciantes no comércio eletrônico, é crucial utilizar uma plataforma dinâmica e simples. Avalie a interface, simplicidade na configuração e gerenciamento de produtos;
  • Crescimento: considere o sucesso futuro do seu empreendimento. Escolha uma plataforma escalável e que seja adaptável às suas necessidades em evolução;
  • Funcionalidades essenciais: processamento de pagamentos, controle de estoque, gerenciamento de pedidos e integrações com ferramentas de marketing e canais de marketplace;
  • Opções de pagamento: verifique a variedade nas opções de pagamento, como cartões de crédito, PayPal e boletos, atendendo as preferências dos clientes.
  • Segurança: priorize plataformas com medidas robustas para proteger dados do cliente, informações de pagamento e a integridade da loja virtual.

Saiba mais como a well.commerce pode te ajudar

Escolher a plataforma ideal para o seu negócio é o fator-chave para o sucesso futuro. Por isso, conte com a well.commerce, que possui todas as funcionalidades necessárias para te ajudar nessa jornada das vendas online!
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Fontes:
Revista Invest SP:
https://www.investe.sp.gov.br/noticia/e-commerce-deve-movimentar-r-186-bilhoes-ate-o-fim-de-2023/