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Passo a passo: Como migrar sua loja virtual para uma plataforma de e-commerce

As vendas online estão aumentando de forma exponencial. De acordo com a ABCOM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce brasileiro movimentou R$185.7 BI no ano de 2023.
Com o crescimento das vendas, seu site deve estar preparado para entregar a melhor experiência de compra aos consumidores. Entenda como migrar sua loja virtual para uma plataforma de e-commerce neste post:

Por que migrar o site para uma plataforma de e-commerce?

A migração geralmente acontece quando a plataforma atual não supre as necessidades que surgem com o processo de vendas online. Por isso, acabam surgindo outros motivos, mas a principal causa está relacionada à necessidade em desenvolver e aprimorar o site já existente.

Independente do segmento da sua loja, é importante se atentar a alguns pontos que são comuns em toda migração. Veja:

  • Funcionalidades e recursos: com o aumento das demandas do negócio, algumas funcionalidades e recursos são cruciais para seguir com as vendas;
  • Escalabilidade: se a loja começa a vender mais, automaticamente os acessos aumentam, porém, se a plataforma atual não estiver preparada, a capacidade do servidor irá começar a limitar uma quantidade específica de usuários, ou seja, muitas pessoas não vão conseguir acessar o site, além de gerar total instabilidade, prejudicando as vendas;
  • Integrações: um e-commerce pode vender muito mais utilizando integrações com marketplaces, sistemas de pagamento e demais recursos. Mas caso a plataforma existente não facilite esse processo, é importante migrar o site;
  • Segurança: a falta de segurança pode comprometer tanto os dados dos usuários, quanto o fechamento das vendas e demais questões sensíveis;
  • Personalização: se você quer dar a “cara” do seu negócio para o site, é importante contar com uma plataforma que facilite esse processo, auxiliando na personalização, como: cor do site, botões clicáveis, navegação simplificada, banners, logotipo e muito mais;
  • Reputação da plataforma: no momento de realizar a migração, é necessário verificar como a plataforma lida com os eventuais problemas a surgirem, como a lentidão, falhas na integração de produtos e demais situações que devem ser resolvidas por uma plataforma competente.

Veja como realizar a migração de loja virtual de forma descomplicada:

1- Migração sem impacto: mantenha a experiência do cliente durante o processo

Antes de migrar o site, é interessante realizar de forma suave, mantendo sempre uma boa experiência dos seus clientes, já que, a migração abrupta pode atrapalhar as vendas e aumentar a taxa de rejeição.

O desempenho e efetividade da migração depende de uma plataforma mais segura para a sua loja online, como por exemplo, o redirecionamento adequado de URLs (páginas), notificação aos clientes sobre a mudança e a preservação de informações importantes, como históricos de compra e dados sobre os produtos cadastrados.

2- Transferência de dados para a nova plataforma

A transferência de dados da sua plataforma atual é imprescindível para manter o fluxo de vendas após a migração. Existem diversas informações que não podem ser apagadas. Por isso, confira quais os dados primordiais a serem transferidos durante a realização da migração de loja virtual:

Histórico de pedidos;

Informações de pagamento;

Dados do cliente: contato e histórico de compras e configurações de privacidade;

Catálogo de produtos: descrições, preços, imagens, códigos de SKU, categorias e estoque;

SEO e URLs: manter as estruturas de URL e configurações de SEO (Search Engine Optimization) é importante para evitar perda de classificações nos motores de busca e garantir uma transição suave;

Configurações e customizações: regras de desconto, configurações de frete, integrações de terceiros e outras personalizações específicas;

Avaliações e comentários dos usuários;

Informações legais e contratuais: políticas de privacidade, termos de serviço, contratos e outras informações jurídicas;

● Códigos de cupom/descontos.

3- Garanta a segurança dos dados na migração

Antes de começar a migração de plataforma, lembre-se de realizar o backup de todos os dados mencionados no bloco anterior, assim, o impacto será suave e breve.

4- Adapte a nova plataforma à identidade da marca

A nova plataforma deve oferecer diversos recursos de personalização, e atrelado a isso, é importante manter a identidade da marca, salvo em casos onde exista uma estratégia de branding focada na reestruturação da sua loja.

Lembre-se de sempre transmitir a melhor experiência de compra aos seus clientes. Verifique se a nova plataforma possibilita uma boa personalização da interface do site.

5- Acompanhe o desempenho pós-migração

Após a migração, é necessário utilizar métricas e análises para entender a efetividade e desempenho do site. Veja as principais métricas:

● Taxas de conversão;

● Tempo de carregamento das páginas; 

● Taxa de rejeição;

● Acessos orgânicos;

● Vendas.

Invista em uma plataforma confiável para o sucesso das suas vendas

A well.commerce é uma plataforma de vendas online que te ajuda a realizar a migração de maneira totalmente descomplicada. Migre sua loja de forma simples e prática.

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