Uma identidade visual bem feita consegue diferenciar sua marca dos concorrentes, além de transmitir os valores e construir uma relação de confiança com os clientes. Quer melhorar alguns aspectos da sua identidade visual? Venha conferir dicas importantes para começar a revitalizar a sua marca no ambiente online. Boa leitura!
Por que a identidade visual é tão importante?
Se engana quem pensa que a identidade visual de uma marca engloba apenas seu logo e cores. Esse é o seu cartão de visita para o mundo online, que é cada vez mais rápido, recheado de informações e também concorrentes.
Criar uma identidade visual é uma série de componentes de design que auxiliam na construção e percepção da marca por seu público-alvo. Essa é uma extensão da personalidade da sua marca no âmbito estético, que deve carregar sua missão e valores, facilitando o processo de comunicação com o público de interesse.
Elementos essenciais da identidade visual
Dentre tudo o que pode ser feito dentro do processo de construção de uma identidade visual que se diferencie, existem alguns elementos-chave que compõem esse processo:
- logotipo: a representação gráfica da sua marca, que pode ser feito por letras, símbolos ou formas;
- paleta de cores: conjunto de cores selecionadas para representar a sua marca e complementar sua identidade visual;
- tipografia: escolha e uso de uma fonte que também representará a empresa.
Dentro de cada um desses itens, é ideal seguir algumas recomendações que te ajudarão a se diferenciar no mercado e ter uma identidade visual única. Confira:
Invista em um logotipo personalizado
Um logotipo personalizado é extremamente importante para carregar a sua identidade visual e ser reconhecido. É recomendável utilizar cores, formas e símbolos que são relevantes para o seu mercado ou tipo de produto que é comercializado na loja virtual.
A melhor maneira de conseguir um resultado bonito e alinhado com as suas necessidades é contratando um profissional de design, que são pessoas especializadas nesse tipo de construção.
Crie uma paleta de cores harmoniosa
A paleta de cores precisa estar alinhada com a personalidade da sua marca e do público que deseja atingir.
Cada cor tem a capacidade de despertar uma série de sentimentos, que influenciam na sensação de visitar sua loja virtual, adquirir um produto e até no processo de criar conexão com o público.
Escolha as cores de acordo com o que a sua marca busca entregar. Por exemplo, se o seu produto quer proporcionar uma experiência mais lúdica, a cor roxa pode ser interessante, já se é algum artigo mais premium, tons sóbrios como preto e branco cumprem bem esse papel.
Selecione uma tipografia adequada
As fontes precisam complementar o estilo do logotipo e reforçar a mensagem da sua marca, sempre garantindo legibilidade e coesão visual em todo o site.
É essencial conhecer os tipos de fontes que existem, quais são as mais utilizadas no mercado que você trabalha e optar por aquela que está mais alinhada com a personalidade da marca.
Nesse caso, a legibilidade é um fator crucial para conseguir definir esse detalhe. O fator mais relevante da tipografia é que ela precisa dar leitura independente da sua aplicação, principalmente falando de imagens e comunicações no site.
Fortaleça a identidade visual com sua loja virtual no well.commerce!
Deu para ver que a identidade visual pode mudar muito os resultados do seu e-commerce, não é mesmo?
Por isso, contar com uma plataforma que permite a personalização da sua loja virtual é essencial para conseguir grandes números, conquistar novos consumidores e fidelizar clientes.
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