//Frete grátis no e-commerce: como oferecer e não ficar no prejuízo?
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Frete grátis no e-commerce: como oferecer e não ficar no prejuízo?

Oferecer frete grátis é uma estratégia eficaz no e-commerce, tendo a capacidade de atrair e reter clientes, aumentando assim a taxa de conversão. Muitos lojistas temem que essa prática resulte em prejuízo financeiro.  A boa notícia é que, com um bom planejamento adequado e estratégias inteligentes, será possível oferecer frete gratuito sem comprometer a lucratividade do seu negócio.

Neste artigo, será explorado maneiras de como o frete gratuito pode ser implementado de forma eficaz, proporcionando experiência de compra atrativa para os clientes e rentável para você, lojista.

Por que oferecer frete grátis para os clientes?

Oferecer frete grátis é uma maneira de trazer inúmeros benefícios para o seu e-commerce, auxiliando para atrair mais clientes, aumentar a taxa de conversão e fidelizar consumidores. Entre os motivos do frete grátis serem uma grande vantagem, estão:

  • aumento da taxa de conversão: ajuda a reduzir a taxa de abandono de carrinho, além do fato dos clientes valorizarem transparência e simplicidade na compra;
  • atrai novos clientes: em um mercado competitivo, o frete grátis pode ser um fator decisivo para novos clientes escolherem sua loja em vez da concorrência;
  • incentiva compras de valores maiores: estabeleça um valor mínimo para frete grátis, encorajando seus clientes a adicionar itens ao carrinho para assim aproveitar as ofertas.

Principais maneiras de oferecer o frete grátis

Existem diferentes formas de oferecer frete grátis que podem ser adaptadas às necessidades e capacidades financeiras da sua loja online. Confira a seguir algumas formas eficazes de oferecer frete grátis de forma sustentável:

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Fonte: Freepik

Defina um valor mínimo de compra

Para isso, será preciso estabelecer um valor mínimo de compra para o seu cliente ter direito ao frete grátis. Como exemplo, “frete gratuito em compras acima de R$ 300,00”. Com isso, seu e-commerce vai incentivar os clientes a atingir essa quantia, aumentando assim o ticket médio das vendas.

Ofereça frete para produtos selecionados

Ao disponibilizar frete grátis para produtos específicos ou categorias selecionadas, terá um controle de custos de envio. Também, ao mesmo tempo, promove produtos que apresentam uma margem de lucros mais alta ou que precisam ser rapidamente vendidos.

Aproveite datas comemorativas

O e-commerce possibilita aproveitar a sazonalidade do mercado e oferecer frete grátis em períodos promocionais, como a Black Friday, datas comemorativas ou campanhas de marketing. Isso dá uma chance de um bom aumento das vendas em períodos de alta demanda, compensando custos de envio.

Programas de fidelidade

Ofereça o frete gratuito para seus clientes que fazem parte de programas de fidelidade ou que acumulam pontos, sendo uma forma incentivar compras recorrentes e demonstrando uma relação de lealdade.

Conte com a well.commerce

Ao seguir essas dicas fornecidas pela well.commerce, alavancará ainda mais as vendas do seu e-commerce ao oferecer o frete grátis para os consumidores. Para mais informações, confira o conteúdo sobre sucesso na entrega de produtos online.