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Experiência de compra na Black Friday: 4 elementos para você implementar no e-commerce

A Black Friday é uma das datas mais aguardadas do ano, seja pelos consumidores ou pelos lojistas. No e-commerce isso não é diferente, já que essa é uma oportunidade de aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Nesse ambiente competitivo, é essencial se diferenciar dos concorrentes – e a experiência de compra é um fator muito interessante para quem busca se destacar. Confira as 4 dicas da well.commerce para garantir uma ótima experiência de compra no seu e-commerce durante a Black Friday 2024!

Experiência de compra: o que é?

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Fonte: Freepik

Antes de entrar em mais detalhes, é preciso entender o que é a experiência de compra e porque ela impacta nas vendas do seu negócio. 

A experiência de compra abrange todas as interações e impressões do consumidor com relação a sua marca ao longo da jornada de compra. Ela começa antes da compra, quando o cliente vê um anúncio ou acessa o seu blog, passa pelo momento da compra em si e vai até o pós-venda, incluindo a entrega do produto, ou até mesmo o atendimento, em casos de dúvida ou trocas e devoluções.

Justamente por isso, a experiência da compra é um fator que pode ser decisivo para o cliente que está em dúvida sobre onde comprar. Para aumentar as vendas, a sua loja virtual precisa oferecer uma boa experiência de compra, principalmente na Black Friday, o qual é um momento muito competitivo nesse setor.

Elementos mais importantes para melhorar a experiência de compra online

Por mais que a Black Friday aconteça no fim de novembro, é importante já ir pensando nessas ferramentas agora, meses antes da data oficial, para garantir que tudo esteja funcionando bem no momento de maior pico no site.

No contexto do e-commerce, podem surgir dúvidas sobre como proporcionar experiência de compra online ao cliente no ambiente digital. Pensando nisso, a well.commerce separou quatro dicas para te ajudar a elevar a experiência de compra no seu site.

Lista de desejos

A lista de desejos (ou wishlist) é uma ferramenta simples, mas poderosa, que aumenta as chances de conversão. Ao comprar online, os consumidores tendem a navegar por diversos produtos, comparando preços e características – na Black Friday, isso é ainda mais forte. 

Com a lista de desejos, o cliente pode salvar os produtos que mais lhe interessam em um único lugar, o que permite acessá-los facilmente para consultar alguma informação ou finalizar a compra. Isso torna toda a experiência no site mais organizada e satisfatória.

É fato: a concorrência na Black Friday é grande, mas com certeza um dos maiores fatores de diferenciação é a experiência de compra. Dentro do ambiente online, como cliente, ter uma compra facilitada será um atributo positivo para escolher uma marca frente a outra. Já como empreendedor, contar com uma plataforma completa, que possua recursos bem desenvolvidos, é ideal para manter esse usuário que visitou o seu site dentro do seu e-commerce. Um dos recursos que faz bastante sucesso é o de lista de desejos, a famosa wishlist, pois ela sinaliza para o lojista que aquele consumidor tem vontade de comprar um item específico da loja, além de ser um marcador para que aquela pessoa volte e faça a conversão. Com essas informações, você pode fazer uma promoção localizada para determinada categoria de produtos, por exemplo, fazendo com o que essa urgência é exclusividade da Black Friday seja um fator decisivo na compra. – Hygor Roque

Comparador de preços

Outra funcionalidade importante é o comparador de preços, que analisa produtos similares vendidos na loja. Com essa ferramenta, o cliente pode visualizar e comparar diferentes opções de produtos parecidos, facilitando a decisão de compra. 

Em um momento como a Black Friday, onde o preço é um dos principais fatores de decisão, essa ferramenta ajuda o consumidor a decidir, o que impede que ele abandone a sua loja em busca de melhores ofertas em concorrentes.

Barra de busca

A barra de busca, ou a famosa “lupinha”, é um dos elementos mais utilizados na navegação por uma loja virtual. 

Durante a Black Friday, quando o fluxo de visitantes no site aumenta significativamente, essa barra de busca precisa ser eficiente e rápida, permitindo que os usuários encontrem exatamente o que procuram com facilidade.

Alguns detalhes, como filtros de busca e sugestões automáticas, podem melhorar ainda mais a experiência de navegação, tornando o processo de compra mais ágil e intuitivo.

Descrições atualizadas nos produtos

Ter descrições de produtos claras e detalhadas é sempre importante, mas durante a Black Friday, isso se torna ainda mais indispensável. Pense que os consumidores precisam de informações que os ajudem a tomar decisões rápidas, principalmente com relação a especificações técnicas (material, tamanho, voltagem e outros). 

Por isso, manter as descrições dos produtos atualizadas e completas, com informações que realmente importam para o usuário, pode ser o diferencial entre fechar uma venda ou perder o cliente para a concorrência.

A Black Friday é um dos momentos mais importantes do ano! Aproveite o movimento que essa data cria e se certifique de proporcionar uma boa experiência para os clientes, criando uma relação próxima e duradoura com os consumidores.

Essa estratégia fará toda a diferença na conversão de vendas e no crescimento da sua marca. Venha para a well.commerce e deixe sua loja mais preparada para aproveitar ao máximo a Black Friday 2024