//Previsão de vendas: 5 estratégias para a Black Friday
equipe de e-commerce loja online fazendo planejamento de vendas na black friday

Previsão de vendas: 5 estratégias para a Black Friday

Ter uma previsão de vendas bem feita é uma etapa essencial para o sucesso no e-commerce. Com a Black Friday, as lojas online têm uma excelente oportunidade para aumentarem suas vendas. Nesse artigo, a well.commerce traz 5 estratégias para usar na Black Friday para ajudar seu negócio a se preparar para os picos de vendas. Boa leitura!

Por que é necessário fazer a previsão de vendas?

Primeiramente, é preciso entender o que é a previsão de vendas. Trata-se de um cálculo que estima o volume de vendas que um negócio espera realizar em um determinado período futuro, como a Black Friday ou a Semana do Consumidor, por exemplo.

Também chamada de forecast de vendas, é um processo essencial para lojas, já que sem uma estimativa precisa de quantos produtos serão vendidos, o negócio corre o risco de falta de estoque, atrasos nas entregas, ou até mesmo sobrecarga nos sistemas.

Com as informações certas, sua empresa pode ajustar estoques, garantir que a equipe de atendimento esteja pronta e alinhar o processo logístico, minimizando falhas e aumentando a satisfação dos clientes.

Qual é o momento ideal para fazer a previsão de vendas?

O planejamento antecipado é fundamental para uma Black Friday bem-sucedida e com o mínimo de imprevistos possível. O período ideal varia conforme cada empresa, mas a média costuma ser cerca de três meses antes do evento, junto com outros planejamentos voltados para a BF.

Quanto maior a antecedência, melhor será a margem de negociação com fornecedores, transportadoras e outras áreas logísticas, assegurando entregas no prazo e fretes competitivos. Antecipar a demanda desse período também possibilita planejar campanhas de marketing mais certeiras e implementar melhorias nos sistemas  para evitar qualquer problema durante a compra. 

Como fazer a previsão de vendas

Fazer uma previsão de vendas eficaz exige uma combinação de análise de dados históricos e consideração de tendências atuais de mercado. 

1. Analise as vendas anteriores

O primeiro passo é revisar as vendas da Black Friday dos anos anteriores, observando quais produtos foram mais procurados, qual foi o comportamento dos consumidores e quando ocorreram os picos de vendas. 

Com esses dados, é possível construir um cenário do que pode ser esperado neste ano. Além disso, é essencial considerar outros indicadores, como as mudanças e tendências de mercado.

2. Analise as condições do mercado e novas tendências

Considere as tendências do mercado e do seu nicho. Perguntas como “Quais produtos estão em alta? O que os consumidores estão buscando mais?” ajudam a guiar essa análise e ter respostas mais certeiras.

Monitorar plataformas de tendências, produtos em alta nas redes sociais e relatórios de mercado pode fornecer insights valiosos para prever a demanda, e dar ideias de como atrair seu público-alvo.

3. Faça um planejamento logístico

É preciso também preparar toda a logística por trás para lidar com o aumento de pedidos e entregas durante esse período movimentado. Isso inclui planejar não apenas o envio dos produtos, mas também incluir a possibilidade de devoluções e trocas

Tenha um plano de logística reversa eficiente, que permita que os clientes façam devoluções sem complicações, e, ao mesmo tempo, minimize os impactos financeiros para sua empresa. Oferecer frete grátis é uma estratégia que pode ser planejada e é um diferencial importante para os shoppers.

4. Parcerias com fornecedores

Ter uma boa relação com os fornecedores pode auxiliar na hora de negociar prazos de entrega mais curtos, condições especiais e quantidades maiores de produtos que terão alta demanda. 

Com isso, você garante que o estoque será suficiente durante a Black Friday, evitando falta de mercadorias e atrasos no abastecimento.

5. Ajustes constantes em tempo real

Estar sempre atento e fazer ajustes imediatos no estoque é essencial para evitar a venda de produtos esgotados, reservando a boa experiência do cliente durante o pico de vendas. A Black Friday é um evento dinâmico, por isso, é importante contar com um sistema de controle de estoque em tempo real.

O maior destaque da Black Friday de fato são as promoções, mas não é apenas aplicar descontos, já que ao oferecer os descontos, implica no fato de vender mais produtos e a espinha dorsal de tudo isso é: estoque. Se o seu e-commerce não tem estoque ou não trabalha com essa estratégia, como é o caso do dropshipping, é necessário ter tudo muito bem planejado, organizado com antecedência, para que os seus clientes tenham a melhor experiência na Black Friday e não sofram com entregas atrasadas, erros de sistema e outros problemas. Crie uma estratégia que beneficie sua loja e seus possíveis consumidores e tenha um previsão alinhada com a sua realidade dentro do e-commerce, isso com certeza evitará erros e deixará a Black muito mais positiva. – Hygor Roque

Deu pra entender por que a previsão de vendas é uma ferramenta tão indispensável para o planejamento da Black Friday?

Com planejamento antecipado, análise de dados, parcerias estratégicas com fornecedores e um controle de estoque eficiente, a sua loja online estará preparada para esse período e pronta para alavancar as vendas! 

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