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Como evitar o abandono de carrinho no e-commerce? 5 estratégias práticas

Tem uma loja virtual e começou a notar casos de abandono de carrinho? Infelizmente, essa é uma prática que faz parte do dia a dia de todo o empreendedor digital, mas existem estratégias práticas e eficazes que conseguem melhorar essa situação. Acompanhe as dicas do blog da well.commerce!

Motivos que geram o abandono de carrinho

Como o nome diz, o abandono de carrinho acontece quando o cliente deixa a sua compra no site, sem efetuar de fato a transação. De acordo com um estudo realizado pela Baymard Institute, em 2023, a média de carrinhos abandonados foi de 70,19%

Para o e-commerce, essa prática é prejudicial, já que afeta a taxa de conversão. Lembre-se de que quanto mais carrinhos abandonados, menor o seu aproveitamento em vendas. Alguns motivos que ocasionam o abandono da compra são:

  • fretes caros;
  • prazo de entrega muito longos;
  • checkout complicado.

5 estratégias práticas para evitar o abandono de carrinho do seu e-commerce

Para que a sua loja não seja afetada, conheça 5 estratégias para evitar que seus clientes abandonem suas tão sonhadas compras:

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Fonte: Freepik

1 – Custos de frete e prazo de entrega

Para que a relação entre a sua loja e seu cliente seja mais próxima, deixe claro quais os custos envolvidos do frete e o prazo de entrega do produto. Se possível, estabeleça um valor mínimo de compra para frete gratuito ou sinalize se o item tem um tempo de entrega mais longo.

2 – Mais opções de pagamento

Disponibilizar pagamentos apenas por boletos ou PIX, não é a estratégia mais adequada para evitar o abandono do carrinho. Busque ter opções de pagamento completas, aceitando uma diversidade de bandeiras para facilitar as transações dos seus clientes.

3 – Disponibilização de ofertas e descontos especiais

É fato que ofertas e promoções são um diferencial de mercado, principalmente para fugir dos abandonos de carrinho. Envie lembretes de descontos e cupons exclusivos aos seus clientes que deixaram o carrinho com itens, fazendo com o que eles completem a compra de forma mais vantajosa.

4 – Suporte ao cliente e experiência personalizada

Ter um suporte de qualidade é essencial para o sucesso do seu negócio e aumentar as conversões. Assim, consegue tirar as dúvidas dos clientes e também ajudá-los caso tenham dificuldade em algum processo de compra.

Ah, ter um site responsivo para diferentes dispositivos, como smartphones e tablets, também faz muito sucesso com o público no momento de adquirir itens em sua loja virtual.

5 – Processo de checkout mais simples

O checkout tem um dos papéis mais importantes em uma compra online. Caso você não tenha uma plataforma de e-commerce completa, que deixe essa etapa simplificada, com certeza perderá vendas.

Isso porque, com um checkout otimizado, é possível diminuir as etapas e deixar a compra mais rápida.

Evite carrinhos abandonados com a well.commerce!

Deu para notar que uma loja virtual segura com navegação simples tem muita conexão com a plataforma de e-commerce. É ideal que seus clientes possam usufruir do melhor para uma compra simples e em poucos cliques.

Já considerou ter a  well.commerce para potencializar seus resultados? Com muita personalização, parcerias com empresas, integração simplificada, soluções de pagamento e envio de pedidos, essa plataforma é perfeita para a sua marca.

Fale com um especialista, seja well.commerce e tenha carrinhos cheios e grandes conversões!