//Como criar análise de concorrência na Black Friday? 5 dicas para te ajudar a se destacar
Mãos de funcionária trabalhando em documento eletrônico

Como criar análise de concorrência na Black Friday? 5 dicas para te ajudar a se destacar

A análise de concorrência é uma estratégia eficaz, sendo muito usada por quem busca se destacar no mercado em que atua. Em época de Black Friday, fica ainda mais importante estar antenado nas práticas dos concorrentes, para garantir uma melhor tomada de decisões. 

Confira este artigo preparado pela well.commerce e aplique já essas dicas para se destacar com a análise de concorrência!

Análise de concorrência: o que é?

A análise de concorrência é o processo de monitorar seus concorrentes, identificando e avaliando seus pontos fortes e fracos, e observando fatores como preços e promoções, estratégias de marketing, atendimento ao cliente, e presença digital. O objetivo é ficar por dentro do que os concorrentes estão fazendo em diversas frentes, para identificar oportunidades de mercado ou encontrar pontos de inspiração para sua atuação. 

“Uma das coisas mais legais e positivas que você como lojista pode fazer dentro do período da Black Friday é entender como os seus concorrentes estão trabalhando e refinar a sua própria estratégia para a realidade da sua loja. Digamos que uma marca que trabalha no mesmo ramo que você está oferecendo descontos em produtos e para que o seu e-commerce se destaque uma escolha de mercado é fazer com o que a sua loja leve aos clientes descontos + brindes ou frete grátis a cada compra. Esse processo de análise de concorrência, testes e tomada de decisão baseada em dados soma e muito para a sua loja, não apenas na Black Friday”, explica Hygor Roque, diretor comercial da well.commerce.

5 dicas para se destacar na Black Friday

Um dos principais desafios para os lojistas durante a Black Friday é a concorrência acirrada. Para garantir que o seu e-commerce tenha destaque e possa maximizar as vendas, é indispensável fazer uma análise de concorrência eficaz. 

  1. Monitore os preços da concorrência

O preço é um dos fatores decisivos para os consumidores na Black Friday. Para assegurar que suas ofertas sejam competitivas, é importante acompanhar os preços dos concorrentes em tempo real. 

Algumas ferramentas facilitam esse trabalho, permitindo que você monitore e compare os valores dos seus concorrentes, como a Price2Spy.

 Isso ajuda a garantir que suas ofertas sejam atrativas, sem comprometer a sua margem de lucro.

  1. Acompanhe tendências de marketing

Muitos negócios aproveitam o período da Black Friday para investir em promoções especiais, ofertas-relâmpago e campanhas de marketing digital.

Para acompanhar essas tendências de forma descomplicada, o Google Alerts é uma ótima opção. Com ele, você pode configurar alertas para receber notificações sempre que seus concorrentes forem mencionados online, permitindo monitorar as campanhas e ações de marketing em tempo real.

  1. Analise o tráfego e palavras-chave dos concorrentes

Entender quais palavras-chave estão levando os usuários para os sites dos seus concorrentes vai te dar uma vantagem nesse ambiente competitivo. Ferramentas como SEMrush ajudam a identificar quais palavras-chave outros negócios estão utilizando e como elas estão ranqueando nos motores de busca.

Durante a Black Friday, os consumidores fazem muitas pesquisas, e ter um SEO (sigla para Search Engine Optimization) bem estruturado pode fazer toda a diferença, aumentando sua visibilidade e maximizando o retorno nos investimentos em marketing.

  1. Observe o atendimento e reputação online dos concorrentes

O atendimento ao cliente é outro fator decisivo no momento da compra, por isso analisar a reputação online dos seus concorrentes é fundamental para identificar pontos de melhoria.

Monitorar plataformas como a Reclame Aqui vai ajudar a entender quais são os principais problemas enfrentados pelos consumidores. Identificando falhas no atendimento dos concorrentes, é possível ajustar os processos na sua empresa para oferecer uma experiência superior e fidelizar os clientes.

  1. Crie ofertas irresistíveis com base na análise de concorrência

Com todos os dados coletados, é hora de criar ofertas que chamem a atenção! Aproveite a análise para oferecer descontos mais atraentes, condições de pagamento diferenciadas ou até mesmo brindes exclusivos que vão se destacar em meio aos concorrentes.

Lembre-se de que a Black Friday é uma oportunidade única para atrair novos clientes e fidelizar os atuais. Ofertas bem planejadas, aliadas a uma boa experiência de compra, podem fazer toda a diferença na sua performance.


Traga a sua marca para a well.commerce e impulsione o seu negócio!