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Automação de marketing: Conheça as vantagens e saiba como implementar

A automação de marketing tem se tornado uma aliada poderosa para e-commerces de todos os tamanhos. E no comércio virtual, essa prática pode ser a chave para aumentar a eficiência, melhorar o relacionamento com os clientes e impulsionar as vendas. 

Saiba tudo sobre essa prática e como ela pode ser implementada de maneira eficaz no seu negócio. Boa leitura!

O que é automação de marketing?

É uma estratégia que usa tecnologia para automatizar processos e ações de marketing, como o envio de e-mails, agendamento de postagens em redes sociais e outras atividades repetitivas. 

Assim será possível criar fluxos de trabalho que se adaptam ao comportamento dos clientes, entregando mensagens personalizadas no momento certo. Isso não só economiza tempo, mas também aumenta a precisão e a eficácia das campanhas, abordando os leads no momento certo.

Como implementar a automação de marketing

Apesar de parecer uma tarefa mais complexa, com alguns passos simples, os resultados começam a aparecer rapidamente, veja cada um deles:

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Fonte: Freepik

1. Faça um bom planejamento

Antes de tudo, é essencial montar um planejamento com os objetivos e a estratégia a ser implementada. Analise se é o momento de atrair mais clientes, melhorar a retenção deles ou aumentar o valor do ticket médio, por exemplo.

É importante entender a jornada de compra do cliente na sua loja, e também manter em mente a persona da sua estratégia, para adaptar a comunicação e torná-la mais eficaz.

2. Escolha a plataforma

Atualmente existem no mercado várias ferramentas de automação de marketing, cada uma com suas próprias funcionalidades e vantagens. 

No caso de e-commerces de pequeno e médio porte, é interessante escolher uma ferramenta que seja acessível e escalável. Inclusive, várias plataformas possuem opções gratuitas, as quais são muitas vezes suficientes para negócios que estão começando no mundo do comércio eletrônico – vale a pena conferir! 

3. Segmentação do público

Outra etapa importantíssima é a segmentação de público. Ela possibilita  dividir os leads por vários critérios, ajudando a personalizar a comunicação e permitindo que diferentes personas tenham os próprios trajetos no site, ao invés de percorrer um caminho genérico. 

A personalização das ações de marketing ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as chances de venda e fidelização.

4. Faça a configuração adequada

Por fim, é hora de configurar a automação conforme as necessidades do seu negócio. Monte sequências de ações automatizadas que guiem seus leads pela jornada do cliente, desde a nutrição até a conversão.

Não se esqueça de monitorar e analisar os resultados, fazendo ajustes quando necessário para otimizar seus resultados.

Maiores vantagens da automação de marketing

Automar processos repetitivos traz vantagens para qualquer empresa. Veja como ela pode ajudar no e-commerce:

  • Aumento da produtividade: ao automatizar demandas, a equipe responsável pelo marketing pode usar o tempo para se dedicar à tarefas que exigem maior pessoalidade e atenção, sem perder tempo com atividades repetitivas;
  • Maior escalabilidade do negócio: na automação das ações de marketing, a empresa consegue aproveitar melhor os recursos que possui. É possível aumentar as vendas sem precisar implementar outras ferramentas ou contratar mais funcionários, já que a ela permite replicar os processos a inúmeros leads;
  • Melhorias no relacionamento com o cliente: a experiência do cliente é melhorada desde a fase de leads até o pós-venda, já que toda a comunicação é feita de forma mais direcionada e personalizada. 

A automação de marketing é uma ferramenta muito útil para empresas de todos os portes que desejam alcançar o sucesso no mundo digital. Ao aplicar-lá de forma estratégica, você economiza tempo e recursos, aumentando a conversão de leads, fidelizando clientes e impulsionando as vendas!

Agora que você entende a importância da automação de marketing, conheça a well.commerce e impulsione o seu negócio! Conte com a well.commerce e venda mais no ambiente virtual.