//Como começar a vender pela internet: 5 passos para iniciantes
carrinho-de-compras-sobre-papeis-com-pessoa-ao-fundo-realizando-planejamento-de-venda-online

Como começar a vender pela internet: 5 passos para iniciantes

Com o crescimento do mercado do e-commerce, mais e mais pessoas buscam entender o que é preciso para vender pela internet. Desde a pandemia, as compras online têm caído no gosto dos consumidores, e em 2024, a expectativa é que o faturamento do e-commerce seja de R$ 205,11 bilhões no Brasil.

Por isso, este é o momento perfeito para começar a vender online. Mas, caso você esteja se perguntando “Como faço para vender pela internet?”, continue lendo para conferir 5 passos para iniciantes!

Prepare-se para começar a vender online

Antes de qualquer passo, é preciso entender a importância de ter um plano de ação para vendas

Um bom planejamento online possibilita acompanhar resultados das estratégias colocadas em prática. Assim, você identifica o que funcionou, o que pode melhorar, e o que não se encaixou no seu modelo de negócio.

Confira esse artigo preparado pela well.commerce e conheça as dicas para vender na internet!

mulher-ao-fundo-de-blusa-amarela-proprietaria-de-uma-pequena-empresa-de-venda-online-realizando-planejamento
Fonte: Freepik

1- Pesquisa de concorrência e público-alvo

Antes de começar a vender pela internet, é preciso conhecer a situação do mercado que está adentrando e também identificar o público-alvo do seu negócio.

Para isso, é essencial pesquisar e analisar a concorrência. Isso traz a noção do seu posicionamento perante os concorrentes, identificando oportunidades para a sua empresa, ou pontos a serem melhorados.

Identificando o público-alvo, é possível dividi-lo em segmentos menores e criar estratégias de marketing específicas, que irão atingir cada grupo de forma certeira. 
É nesse momento que acontece a criação de personas, sendo representações do público-alvo, com características reais, dores e necessidades. Elas ajudam a entender melhor as vontades dos consumidores.

2- Estratégias de marketing digital para loja online

O marketing digital é importantíssimo nas estratégias para e-commerce, pois é através dele que acontece a divulgação no ambiente virtual. É possível alcançar clientes por vários meios: blogs, redes sociais, anúncios, conteúdo orgânico e outros. 

Entenda como funcionam essas estratégias:

  • SEO: a otimização dos mecanismos de busca (Search Engine Optimization, em inglês) é a chave para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o seu site. Fortalecendo o tráfego orgânico, o SEO atinge o público-alvo desejado e ajuda a consolidar a autoridade da sua marca;
  • mídias sociais: têm um papel relevante no volume de venda, principalmente nas lojas online. É importante escolher as plataformas certas, fortalecendo a sua presença virtual nos mesmos ambientes onde estão seus compradores, possibilitando criar uma relação duradoura com o consumidor;
  • e-mail marketing: é uma forma de comunicação com o público, que consiste no envio de mensagens diretas para os clientes, através do e-mail. Um dos pontos mais importantes dessa estratégia é a personalização e customização das mensagens, permitindo que cada cliente sinta que está recebendo um tratamento individual. 

3- Gestão de estoque e logística de loja virtual

Para garantir uma boa experiência aos clientes e também a lucratividade do negócio, é indispensável ter um bom controle de estoque, monitorando regularmente os níveis de estoque e utilizando um sistema confiável.

As logísticas de envio dos produtos envolvem vários passos, como a separação do pedido, embalagem, envio, rastreio e a entrega ao cliente. Garantir que essa etapa seja bem sucedida é essencial, já que problemas com transporte prejudicam a experiência do cliente e o relacionamento com a sua loja.

Uma opção de modelo de negócio cada vez mais comum é o dropshipping, onde não existe estoque físico. Nesses casos, a loja realiza as vendas, mas não se responsabiliza pelo armazenamento ou a entrega dos itens, realizados por um revendedor ou distribuidor daquele produto.

4- Aspectos legais e financeiros para vender online

Regularizar toda a burocracia do seu e-commerce é indispensável antes de começar a vender pela internet. Por isso, procure dar entrada no processo de abertura de CNPJ, registrar o domínio da loja online e até mesmo contratar um contador para definir o regime de impostos.

Priorize a segurança das transações e dos dados do cliente, se mantendo sempre aliado à Lei Geral de Proteção de Dados. Adote métodos de pagamento online que sejam seguros e utilizados pelo público-alvo do seu negócio. 

5- Plataforma de vendas online

Escolher a plataforma certa pode ser uma das etapas mais difíceis para começar a vender pela internet. Questões como a possibilidade de personalização do site, integração com sistemas de pagamento e segurança da plataforma devem ser considerados. 

É importante assegurar que, além de ser prática para o empreendedor, a plataforma precisa transmitir segurança aos clientes. A well.commerce é uma ótima opção para quem está entrando agora no universo do e-commerce. 

Mas, se você já está no mercado e sente que sua plataforma atual não atende suas necessidades, migre sua loja para a well.commerce de forma prática!

A Sua Jornada de Vendas Online Começa Agora!

Começar a vender na internet é um processo desafiador – por isso, a well.commerce tem como foco praticidade, segurança e facilidade da usabilidade. É uma plataforma simples e intuitiva, pronta para atender pequenos e médios negócios. 

Conheça os planos da well.commerce e crie sua loja virtual do seu jeito!