Com o crescimento do mercado do e-commerce, mais e mais pessoas buscam entender o que é preciso para vender pela internet. Desde a pandemia, as compras online têm caído no gosto dos consumidores, e em 2024, a expectativa é que o faturamento do e-commerce seja de R$ 205,11 bilhões no Brasil.
Por isso, este é o momento perfeito para começar a vender online. Mas, caso você esteja se perguntando “Como faço para vender pela internet?”, continue lendo para conferir 5 passos para iniciantes!
Prepare-se para começar a vender online
Antes de qualquer passo, é preciso entender a importância de ter um plano de ação para vendas.
Um bom planejamento online possibilita acompanhar resultados das estratégias colocadas em prática. Assim, você identifica o que funcionou, o que pode melhorar, e o que não se encaixou no seu modelo de negócio.
Confira esse artigo preparado pela well.commerce e conheça as dicas para vender na internet!
1- Pesquisa de concorrência e público-alvo
Antes de começar a vender pela internet, é preciso conhecer a situação do mercado que está adentrando e também identificar o público-alvo do seu negócio.
Para isso, é essencial pesquisar e analisar a concorrência. Isso traz a noção do seu posicionamento perante os concorrentes, identificando oportunidades para a sua empresa, ou pontos a serem melhorados.
Identificando o público-alvo, é possível dividi-lo em segmentos menores e criar estratégias de marketing específicas, que irão atingir cada grupo de forma certeira.
É nesse momento que acontece a criação de personas, sendo representações do público-alvo, com características reais, dores e necessidades. Elas ajudam a entender melhor as vontades dos consumidores.
2- Estratégias de marketing digital para loja online
O marketing digital é importantíssimo nas estratégias para e-commerce, pois é através dele que acontece a divulgação no ambiente virtual. É possível alcançar clientes por vários meios: blogs, redes sociais, anúncios, conteúdo orgânico e outros.
Entenda como funcionam essas estratégias:
- SEO: a otimização dos mecanismos de busca (Search Engine Optimization, em inglês) é a chave para aumentar a visibilidade e atrair clientes para o seu site. Fortalecendo o tráfego orgânico, o SEO atinge o público-alvo desejado e ajuda a consolidar a autoridade da sua marca;
- mídias sociais: têm um papel relevante no volume de venda, principalmente nas lojas online. É importante escolher as plataformas certas, fortalecendo a sua presença virtual nos mesmos ambientes onde estão seus compradores, possibilitando criar uma relação duradoura com o consumidor;
- e-mail marketing: é uma forma de comunicação com o público, que consiste no envio de mensagens diretas para os clientes, através do e-mail. Um dos pontos mais importantes dessa estratégia é a personalização e customização das mensagens, permitindo que cada cliente sinta que está recebendo um tratamento individual.
3- Gestão de estoque e logística de loja virtual
Para garantir uma boa experiência aos clientes e também a lucratividade do negócio, é indispensável ter um bom controle de estoque, monitorando regularmente os níveis de estoque e utilizando um sistema confiável.
As logísticas de envio dos produtos envolvem vários passos, como a separação do pedido, embalagem, envio, rastreio e a entrega ao cliente. Garantir que essa etapa seja bem sucedida é essencial, já que problemas com transporte prejudicam a experiência do cliente e o relacionamento com a sua loja.
Uma opção de modelo de negócio cada vez mais comum é o dropshipping, onde não existe estoque físico. Nesses casos, a loja realiza as vendas, mas não se responsabiliza pelo armazenamento ou a entrega dos itens, realizados por um revendedor ou distribuidor daquele produto.
4- Aspectos legais e financeiros para vender online
Regularizar toda a burocracia do seu e-commerce é indispensável antes de começar a vender pela internet. Por isso, procure dar entrada no processo de abertura de CNPJ, registrar o domínio da loja online e até mesmo contratar um contador para definir o regime de impostos.
Priorize a segurança das transações e dos dados do cliente, se mantendo sempre aliado à Lei Geral de Proteção de Dados. Adote métodos de pagamento online que sejam seguros e utilizados pelo público-alvo do seu negócio.
5- Plataforma de vendas online
Escolher a plataforma certa pode ser uma das etapas mais difíceis para começar a vender pela internet. Questões como a possibilidade de personalização do site, integração com sistemas de pagamento e segurança da plataforma devem ser considerados.
É importante assegurar que, além de ser prática para o empreendedor, a plataforma precisa transmitir segurança aos clientes. A well.commerce é uma ótima opção para quem está entrando agora no universo do e-commerce.
Mas, se você já está no mercado e sente que sua plataforma atual não atende suas necessidades, migre sua loja para a well.commerce de forma prática!
A Sua Jornada de Vendas Online Começa Agora!
Começar a vender na internet é um processo desafiador – por isso, a well.commerce tem como foco praticidade, segurança e facilidade da usabilidade. É uma plataforma simples e intuitiva, pronta para atender pequenos e médios negócios.
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