As vendas online estão aumentando de forma exponencial. De acordo com a ABCOM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o e-commerce brasileiro movimentou R$185.7 BI no ano de 2023.
Com o crescimento das vendas, seu site deve estar preparado para entregar a melhor experiência de compra aos consumidores. Entenda como migrar sua loja virtual para uma plataforma de e-commerce neste post:
Por que migrar o site para uma plataforma de e-commerce?
A migração geralmente acontece quando a plataforma atual não supre as necessidades que surgem com o processo de vendas online. Por isso, acabam surgindo outros motivos, mas a principal causa está relacionada à necessidade em desenvolver e aprimorar o site já existente.
Independente do segmento da sua loja, é importante se atentar a alguns pontos que são comuns em toda migração. Veja:
- Funcionalidades e recursos: com o aumento das demandas do negócio, algumas funcionalidades e recursos são cruciais para seguir com as vendas;
- Escalabilidade: se a loja começa a vender mais, automaticamente os acessos aumentam, porém, se a plataforma atual não estiver preparada, a capacidade do servidor irá começar a limitar uma quantidade específica de usuários, ou seja, muitas pessoas não vão conseguir acessar o site, além de gerar total instabilidade, prejudicando as vendas;
- Integrações: um e-commerce pode vender muito mais utilizando integrações com marketplaces, sistemas de pagamento e demais recursos. Mas caso a plataforma existente não facilite esse processo, é importante migrar o site;
- Segurança: a falta de segurança pode comprometer tanto os dados dos usuários, quanto o fechamento das vendas e demais questões sensíveis;
- Personalização: se você quer dar a “cara” do seu negócio para o site, é importante contar com uma plataforma que facilite esse processo, auxiliando na personalização, como: cor do site, botões clicáveis, navegação simplificada, banners, logotipo e muito mais;
- Reputação da plataforma: no momento de realizar a migração, é necessário verificar como a plataforma lida com os eventuais problemas a surgirem, como a lentidão, falhas na integração de produtos e demais situações que devem ser resolvidas por uma plataforma competente.
Veja como realizar a migração de loja virtual de forma descomplicada:
1- Migração sem impacto: mantenha a experiência do cliente durante o processo
Antes de migrar o site, é interessante realizar de forma suave, mantendo sempre uma boa experiência dos seus clientes, já que, a migração abrupta pode atrapalhar as vendas e aumentar a taxa de rejeição.
O desempenho e efetividade da migração depende de uma plataforma mais segura para a sua loja online, como por exemplo, o redirecionamento adequado de URLs (páginas), notificação aos clientes sobre a mudança e a preservação de informações importantes, como históricos de compra e dados sobre os produtos cadastrados.
2- Transferência de dados para a nova plataforma
A transferência de dados da sua plataforma atual é imprescindível para manter o fluxo de vendas após a migração. Existem diversas informações que não podem ser apagadas. Por isso, confira quais os dados primordiais a serem transferidos durante a realização da migração de loja virtual:
● Histórico de pedidos;
● Informações de pagamento;
● Dados do cliente: contato e histórico de compras e configurações de privacidade;
● Catálogo de produtos: descrições, preços, imagens, códigos de SKU, categorias e estoque;
● SEO e URLs: manter as estruturas de URL e configurações de SEO (Search Engine Optimization) é importante para evitar perda de classificações nos motores de busca e garantir uma transição suave;
● Configurações e customizações: regras de desconto, configurações de frete, integrações de terceiros e outras personalizações específicas;
● Avaliações e comentários dos usuários;
● Informações legais e contratuais: políticas de privacidade, termos de serviço, contratos e outras informações jurídicas;
● Códigos de cupom/descontos.
3- Garanta a segurança dos dados na migração
Antes de começar a migração de plataforma, lembre-se de realizar o backup de todos os dados mencionados no bloco anterior, assim, o impacto será suave e breve.
4- Adapte a nova plataforma à identidade da marca
A nova plataforma deve oferecer diversos recursos de personalização, e atrelado a isso, é importante manter a identidade da marca, salvo em casos onde exista uma estratégia de branding focada na reestruturação da sua loja.
Lembre-se de sempre transmitir a melhor experiência de compra aos seus clientes. Verifique se a nova plataforma possibilita uma boa personalização da interface do site.
5- Acompanhe o desempenho pós-migração
Após a migração, é necessário utilizar métricas e análises para entender a efetividade e desempenho do site. Veja as principais métricas:
● Taxas de conversão;
● Tempo de carregamento das páginas;
● Taxa de rejeição;
● Acessos orgânicos;
● Vendas.
Invista em uma plataforma confiável para o sucesso das suas vendas
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