//Descubra aqui qual a diferença entre custo e despesa na sua estratégia de e-commerce
Mulher calculando custos e despesas

Descubra aqui qual a diferença entre custo e despesa na sua estratégia de e-commerce

Se você administra uma loja virtual, é essencial entender as diferenças entre custos e despesas, pois essa distinção influencia diretamente o sucesso do seu e-commerce.

Pensando nisso, a well.commerce descomplica esses termos para que você possa aplicá-los de forma eficaz na sua estratégia, confira! 

O que são custos?

Os custos representam todos os gastos diretamente relacionados à produção ou compra dos produtos que vende na sua loja virtual. Estão incluídos, por exemplo, o valor pago aos fornecedores, o custo de fabricação, caso produza os itens que vende, e também o frete pago para trazer esses produtos até você.

De modo geral, tudo o que envolve a obtenção dos itens que são comercializados é considerado um custo. Alguns exemplos de custos no e-commerce incluem:

  • compra de mercadorias para revenda;
  • matéria-prima para produção;
  • frete de fornecedores até o seu estoque.

E as despesas, o que são?

Já as despesas, são todos gastos necessários para manter o funcionamento adequado da sua loja, mas que não estão diretamente ligados à compra ou produção dos produtos. Isso inclui:

  • custos com marketing digital ou publicidade;
  • assinaturas de plataformas e softwares de gestão;
  • ferramentas utilizadas para gerir o negócio;
  • salários e comissões para a equipe de vendas.

Qual a importância de diferenciar os custos e despesas?

Ter o entendimento das diferenças entre custos e despesas é fundamental para garantir a saúde financeira do seu e-commerce.

Ao saber exatamente quanto gasta para adquirir ou produzir seus produtos (custos) e quanto precisa investir para manter sua operação funcionando (despesas), vai te auxiliar a calcular o preço de venda ideal e a margem de lucro, facilitando também o planejamento financeiro.

Ao ter controle de seus custos, é possível identificar oportunidades de realizar a redução de gastos com fornecedores e até mesmo otimizar a logística, aumentando a lucratividade.

Já ao monitorar as despesas, é mais fácil evitar que gastos fixos ou variáveis passem o orçamento previsto e afetem o fluxo de caixa do seu e-commerce. 

Aplicando na prática

Para aplicar esses conhecimentos, é importante começar separando seus gastos em custos e despesas.

Utilize uma planilha ou uma ferramenta de gestão financeira para acompanhar cada um deles. Isso possibilita ter uma visão clara dos seus principais gastos, permitindo a tomada de decisões mais informadas para melhorar a lucratividade e o crescimento da sua loja virtual. 

Como exemplo, caso perceba que os custos com fornecedores estão altos, negocie melhores condições de pagamento ou busque alternativas mais econômicas.

Já se as despesas com marketing estiverem fora de controle, pode ser hora de reavaliar sua estratégia e focar em campanhas mais eficientes.

Acompanhamento de custos regulares e monitoramento dos custos operacionais

Faça análises e acompanhamentos para garantir que todos os custos estejam mapeados. Caso tenha aumentos inesperados, investigue a causa e tome medidas para mitigar o impacto.

Além disso, considere que as despesas operacionais, como marketing, salários e aluguel, costumam ser fixas, mas isso não significa que não possam ser otimizadas. 

Por fim, revise suas despesas periodicamente e busque por formas de reduzir custos sem comprometer a qualidade ou a eficiência do seu e-commerce.

Gostou dessas dicas? Continue no blog e saiba quais são os melhores caminhos para otimizar os custos com sua loja virtual!

Planeje seus custos e despesas com a well.commerce

Agora que você já sabe qual a diferença entre custo e despesa, e entende como podem impactar na sua estratégia de vendas no virtual, considere conhecer a well.commerce para começar a vender hoje mesmo.

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