Se você já ouvir falar, com certeza deve ter se perguntado o que é dropshipping, certo? Um sistema que apresenta diversas vantagens e também é muito popular, pode ser a solução que você, empreendedor, está buscando para o seu negócio.
Para entender o que é, suas vantagens e pontos importantes desse sistema, continue a leitura!
O que é Dropshipping?
O dropshipping é um sistema digital no qual um negócio realiza a venda, as etapas de pagamento, todo o atendimento e o marketing na venda de um produto – contudo, não é ela quem fabrica ou disponibiliza o produto.
Esse papel é do fornecedor, o qual recebe a solicitação do pedido, preparam o produto e fica encarregado do seu envio.
Nesse caso, a preparação e o envio da compra acontecem de forma terceirizada, sem a empresa intermediária se envolver no processo.
Conheça as vantagens e as desvantagens do dropshipping
Esse sistema acaba sendo um ganho para ambos os lados – tanto para o negócio quanto para o fornecedor!
Isso acontece pois o negócio responsável pela venda não precisa se envolver no envio dos produtos. Já a fornecedora, não precisa se envolver com vendas, atendimento e marketing.
Contudo, apesar de possuir diversas vantagens, algumas desvantagens também estão presentes neste modelo.
Separamos algumas para você:
- pouco controle dos produtos em estoque;
- margem de lucro menor do que outros negócios, devido à estrutura de comissões e a concorrência;
- caso você venda um produto e seja comunicado após a venda que ele não está disponível, a responsabilidade de contatar o cliente é sua – o que pode ferir sua reputação no mercado.
Apesar das desvantagens, ainda sim, esse sistema pode ser muito vantajoso para o seu negócio e te trazer ótimos resultados.
Entre os principais benefícios, estão:
- a necessidade de um baixo investimento inicial, uma vez que não há a necessidade de investir em recursos como produtos, mão de obra, entre outros;
- a ausência da necessidade de armazenamento de produtos;
- investimento do seu tempo para destacar a sua loja virtual;
- possibilidade de trabalhar com diversos fornecedores em diversas regiões, atingindo mais pessoas.
Escolha um nicho de mercado
Uma vez que o dropshipping te permite investir no seu negócio sem se preocupar com possuir um estoque e com a logística de armazenar produtos, pode ser muito tentador trabalhar com diversos e amplos nichos.
Contudo, lembre-se: quanto mais amplo o nicho, maior a concorrência.
Comece com um nicho mais específico, que faça sentido para a sua loja. Lembre-se de considerar fatores como público-alvo, comportamento do cliente, concorrência e tamanho do mercado.
Tornar-se uma referência em uma área específica é algo muito mais alcançável e é ótimo para o seu negócio.
Saiba o que significa “minerar” os produtos no Dropshipping
O dropshipping te traz a grande vantagem de não precisar ter um estoque próprio como lojista. Contudo, você vai precisar escolher muito bem quais são os produtos e fornecedores com os quais irá trabalhar – afinal, isso impacta diretamente na qualidade do seu negócio.
É através da ‘mineração de produtos’ que isso se torna possível, ou seja, a escolha dos chamados ‘produtos vencedores’ – aqueles que têm uma ótima margem de lucro para você, ótima qualidade e são bem avaliados pelos clientes.
Você pode realizar essa mineração manualmente, pesquisando produtos de forma online. Ou, se preferir, pode utilizar ferramentas que te auxiliam.
Dropshipping é a mesma coisa que loja virtual?
A grande diferença entre os dois é a existência, ou não, de um estoque próprio.
No caso do dropshipping, o estoque é terceirizado. Já no caso de um e-commerce/loja virtual, o estoque costuma ser próprio.
Ao mesmo tempo em que donos de um dropshipping conseguem investir mais rápido e de forma mais barata no seu negócio, os proprietários de um e-commerce têm um controle maior sobre toda a experiência do seu cliente e também sobre os seus produtos.
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