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Dropshipping para e-commerce: como começar um negócio de sucesso sem estoque próprio?

Se você já ouvir falar, com certeza deve ter se perguntado o que é dropshipping, certo? Um sistema que apresenta diversas vantagens e também é muito popular, pode ser a solução que você, empreendedor, está buscando para o seu negócio.

Para entender o que é, suas vantagens e pontos importantes desse sistema, continue a leitura!

O que é Dropshipping?

O dropshipping é um sistema digital no qual um negócio realiza a venda, as etapas de pagamento, todo o atendimento e o marketing na venda de um produto – contudo, não é ela quem fabrica ou disponibiliza o produto.

Esse papel é do fornecedor, o qual recebe a solicitação do pedido, preparam o produto e fica encarregado do seu envio.

Nesse caso, a preparação e o envio da compra acontecem de forma terceirizada, sem a empresa intermediária se envolver no processo.

Conheça as vantagens e as desvantagens do dropshipping

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Fonte: Freepik

Esse sistema acaba sendo um ganho para ambos os lados – tanto para o negócio quanto para o fornecedor!

Isso acontece pois o negócio responsável pela venda não precisa se envolver no envio dos produtos. Já a fornecedora, não precisa se envolver com vendas, atendimento e marketing.

Contudo, apesar de possuir diversas vantagens, algumas desvantagens também estão presentes neste modelo. 

Separamos algumas para você:

  • pouco controle dos produtos em estoque;
  • margem de lucro menor do que outros negócios, devido à estrutura de comissões e a concorrência;
  • caso você venda um produto e seja comunicado após a venda que ele não está disponível, a responsabilidade de contatar o cliente é sua – o que pode ferir sua reputação no mercado.

Apesar das desvantagens, ainda sim, esse sistema pode ser muito vantajoso para o seu negócio e te trazer ótimos resultados. 

Entre os principais benefícios, estão:

  • a necessidade de um baixo investimento inicial, uma vez que não há a necessidade de investir em recursos como produtos, mão de obra, entre outros;
  • a ausência da necessidade de armazenamento de produtos;
  • investimento do seu tempo para destacar a sua loja virtual;
  • possibilidade de trabalhar com diversos fornecedores em diversas regiões, atingindo mais pessoas.

Escolha um nicho de mercado

Uma vez que o dropshipping te permite investir no seu negócio sem se preocupar com possuir um estoque e com a logística de armazenar produtos, pode ser muito tentador trabalhar com diversos e amplos nichos.

Contudo, lembre-se: quanto mais amplo o nicho, maior a concorrência.

Comece com um nicho mais específico, que faça sentido para a sua loja. Lembre-se de considerar fatores como público-alvo, comportamento do cliente, concorrência e tamanho do mercado.

Tornar-se uma referência em uma área específica é algo muito mais alcançável e é ótimo para o seu negócio.

Saiba o que significa “minerar” os produtos no Dropshipping

O dropshipping te traz a grande vantagem de não precisar ter um estoque próprio como lojista. Contudo, você vai precisar escolher muito bem quais são os produtos e fornecedores com os quais irá trabalhar – afinal, isso impacta diretamente na qualidade do seu negócio.

É através da ‘mineração de produtos’ que isso se torna possível, ou seja, a escolha dos chamados ‘produtos vencedores’ – aqueles que têm uma ótima margem de lucro para você, ótima qualidade e são bem avaliados pelos clientes.

Você pode realizar essa mineração manualmente, pesquisando produtos de forma online. Ou, se preferir, pode utilizar ferramentas que te auxiliam.

Dropshipping é a mesma coisa que loja virtual?

A grande diferença entre os dois é a existência, ou não, de um estoque próprio.

No caso do dropshipping, o estoque é terceirizado. Já no caso de um e-commerce/loja virtual, o estoque costuma ser próprio.

Ao mesmo tempo em que donos de um dropshipping conseguem investir mais rápido e de forma mais barata no seu negócio, os proprietários de um e-commerce têm um controle maior sobre toda a experiência do seu cliente e também sobre os seus produtos.

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