A entrega programada é uma opção que vem se tornando cada vez mais popular no e-commerce. Sendo uma ótima opção para os clientes e suas necessidades, ela também pode trazer benefícios para a sua loja virtual. Vamos entender como tudo isso funciona? Boa leitura!
O que é a entrega programada?
A entrega programada é, como o seu próprio nome sugere, a possibilidade de programar ou agendar a entrega de produtos.
Esse agendamento é a médio ou longo prazo, e tem como principal objetivo baratear o custo do frete que a compra irá gerar. É uma opção que pode ser disponibilizada para os seus clientes na hora do fechamento da compra na sua loja virtual.
Ao confirmarem as últimas informações do pedido no carrinho de compras, é possível disponibilizar esta opção de entrega para o cliente.
Mas, qual o significado de agendamento na logística?
Bom, o ato do agendamento dentro do processo logístico é fazer uma espécie de acordo com o seu cliente, indicando que o produto comprado será entregue na data escolhida. Isso evita correr risco de problemas, traz mais confiança e segurança de que esse consumidor receberá o que deseja.
Uma boa logística na entrega dos produtos da sua loja pode ser um grande diferencial – não apenas para o seu negócio, mas também para as necessidades do seu cliente.
Uma entrega que satisfaz as necessidades e preferências do seu cliente pode gerar muito mais que satisfação com a experiência de compra. Afinal essa é uma etapa essencial para conseguir fidelizar o cliente, o estimulando a voltar mais vezes à sua loja virtual e consumir mais produtos.
Como funciona?
Para oferecer esse recurso, é muito simples: basta disponibilizar um formulário no checkout da compra, no qual o consumidor terá a opção de escolher a entrega programada.
A partir disso, ele poderá selecionar a data e o horário no qual deseja receber o seu produto, geralmente sendo uma data mais distante do dia da compra do mesmo.
Por mais simples que seja ofertar essa opção para o seu cliente, é importante ter alguns cuidados com este tipo de entrega.
É preciso se atentar à logística de transporte e também certificar que o sistema de transporte esteja integrado com a gestão de estoque e com a gestão do pedido – pois o produto precisa estar disponível e ser entregue exatamente no dia programado para garantir a satisfação do seu cliente.
E quais os benefícios para os clientes?
A entrega programada pode trazer diversos benefícios na hora da compra para o seu cliente, como:
- flexibilidade: opção de escolher a data e o horário de entrega que melhor se adequa à sua rotina;
- baixo custo: diferente das compras de produto com entrega para o mesmo dia, a entrega programada, é de médio a longo prazo, o que diminui consideravelmente o valor do frete, fazendo a transação ficar mais em conta para o consumidor;
- melhora da experiência: a entrega programada é a escolha ideal para garantir uma experiência positiva com o processo de entrega do produto, fazendo com que o cliente se sinta contemplado pela loja virtual, aumentando as chances de fidelização.
E as vantagens para a loja virtual?
Não são apenas os consumidores que são beneficiados com este formato de entrega! Muito pelo contrário, as lojas virtuais também são. Aqui estão algumas das vantagens:
- mais opções de entrega: com a entrega programada, você aumenta as opções de entrega da sua loja virtual, disponibilizando diversas opções para o consumidores, aumentando a adesão ao seu e-commerce;
- melhora na logística: com este tipo de entrega, se torna possível completar intervalos de uso dos veículos de entrega e ter uma melhor organização, o que gera economia para o seu bolso e, ainda, potencializa suas entregas.
O melhor de tudo isso é que a well.commerce pode ser a sua grande aliada nesse processo!
Se você já tem um no e-commerce, marque uma conversa com a well.commerce para entender como ela pode te ajudar. Agora, caso tenha a sua própria loja e quer auxílio e suporte, não se preocupe – te ajudamos em todos os detalhes da migração de plataforma!