O universo das compras online cresce a cada ano, mas uma das bases para o sucesso da entrega de produtos é a logística para e-commerce.
Aqui no blog da well.commerce, você vai entender como colocar em prática as 5 estratégias que vão te ajudar a realizar as entregas dos seus pedidos de forma prática e efetiva! Continue a leitura:
Como realizar a entrega de produtos online com sucesso?
O sucesso das entregas das vendas online dependem de passos fundamentais, eles é que vão garantir que o produto chegue ao consumidor final com segurança e em tempo hábil.
Esses passos envolvem a separação do pedido, embalo, envio, rastreio e por fim, a entrega. Vamos entender como realizar cada etapa de forma eficaz:
1- Comece no planejamento do estoque
Um dos passos primordiais é verificar se o estoque é suficiente para a projeção futura dos pedidos, através dela é possível planejar o estoque sem prejudicar as vendas. Após o planejamento, é importante começar organizar a categoria dos produtos, por exemplo:
Uma loja de roupas infantis possui peças para crianças de zero a 10 anos de idade. Então, para categorizar os produtos, você pode começar a separar por idade (recém nascido, 0 à 3 meses, 1 ano, e assim por diante), depois pode organizar por cores, estilo e demais características dos produtos que te ajudem a otimizar a separação dos pedidos.
2- Embalagem segura
O embalo dos produtos é um momento crucial, é nessa etapa que o produto deverá ser bem revestido, garantindo a integridade e segurança para o próximo passo: entrega.
Vamos conhecer os principais tipos de embalagem segura:
- Plástico bolha: o plástico bolha confere isolamento térmico, se adapta a qualquer formato de produto, e ainda é super leve, podendo ser utilizado para produtos frágeis, como taças de vidro, itens sensíveis à variação de temperatura: chocolates, velas, cosméticos e demais artigos que não podem sofrer impacto.
- Papelão resistente: o papelão de alta gramatura é mais espesso, com isso, a resistência é maior que os modelos convencionais, proporcionando segurança e garantia para o produto chegar intacto. Essa opção é indicada para itens mais pesados ou frágeis, como eletrodomésticos, cerâmicas de artesanato e utensílios domésticos.
- Etiqueta de fragilidade: essa etiqueta serve como um aviso para as transportadoras que forem manusear o produto mais frágil, dessa forma, a prevenção de danos é mais eficaz. Diversos itens podem se beneficiar da fragilidade: vidros, cristais, cerâmicas, artigos de decoração e outros produtos sensíveis.
→ Lembre-se: investir em uma boa embalagem dos produtos é determinante para a reputação da sua loja e a reação positiva dos clientes.
3- Envio e rastreio
Após enviar o produto, é importante informar seu cliente sobre a situação do pedido, como a localização em tempo real, estimativa com o prazo de entrega e demais informações que ajudem a diminuir a preocupação. Por isso, realizar uma boa gestão de fretes ajuda a aumentar a credibilidade da sua loja.
Durante o transporte do pedido, mantenha sempre uma comunicação clara e transparente. Por exemplo, você pode disponibilizar o código de rastreio do pedido com uma mensagem automática pelo Whatsapp. Esse contato também é indispensável caso ocorra algum imprevisto que possa afetar a data de entrega.
4- Gestão de devoluções e trocas dos produtos
Algumas vezes poderão acontecer solicitações de devoluções ou trocas de itens e os motivos são os mais variados possíveis, como: roupa com tamanho incorreto, item divergente do solicitado, produto quebrado e assim por diante.
Esses inconvenientes podem ocorrer, por isso, é de extrema importância manter uma política de troca e devolução clara e de fácil acesso, assim, você poderá evitar ou diminuir essas solicitações.
A gestão das devoluções e trocas poderá ser realizada com mensagens enviadas de forma automática para o cliente no momento em que a compra é confirmada, você também pode enviar o produto com um cartão de agradecimento e colocar a política de trocas e devoluções junto.
5- Feedback e experiência dos clientes: invista na fidelização
A experiência dos clientes é primordial para o sucesso das vendas. Uma notícia do E-commerce Brasil mostrou que 75% dos consumidores começam a jornada de compra analisando a reputação das lojas através das avaliações de entrega do produto.
Por isso, investir na experiência de entrega dos pedidos é tão importante. Além de todo o cuidado com a gestão do estoque e rastreio do pedido, uma dica extra para criar experiência sensorial e associação da sua marca é borrifar essência nas caixas e embalagens dos seus produtos, esse fator ajuda na avaliação positiva e feedback dos clientes.
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Fontes:
Ecommerce Brasil dados sobre compras online:
https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/social-commerce-brasileiros-compram-mais-online