Ainda que o preço, quantidade de parcelas e tipo de produto sejam essenciais para a relação entre empresa e cliente, a experiência desse consumidor com a marca como um todo é o item chave para conseguir mais sucesso.
Dentre todas as estratégias que podem ser adotadas, quando falamos em e-commerces, uma das ações importantes são as de pós-venda, que geralmente englobam mensagens e perguntas sobre toda a compra.
Confira aqui alguns exemplos práticos para fortalecer o relacionamento com o seu cliente mesmo depois da finalização da venda. Ótima leitura!
Por que é importante criar mensagens sobre vendas?
Antes de conhecermos quais mensagens você pode usar no seu pós-venda, é ideal relembrar que essa fase se relacionamento com o cliente não acaba assim que ele recebe o produto em mãos. O pós-venda está relacionado à:
- fidelizar o cliente;
- continuar gerando valor para esse consumidor;
- manter o relacionamento para a sua loja ser considerada em futuras compras;
- reter clientes e garantir sua satisfação com a compra e a loja.
Ou seja, o processo de pós-venda também é um recurso de marketing que abrange todo o tipo de interação, comunicação e troca feita entre a marca e o cliente depois da compra concluída e entregue.
Exatamente por isso que é ideal ter uma mensagem de pós-venda tão fortalecida, pois é dessa forma que a sua loja pode gerar mais valor, conseguindo nutrir uma relação positiva com o seu cliente e consequentemente gerar vendas.
Não sabe muito bem o que falar e como começar a elaborar sua mensagem de pós-venda? Não se preocupe, separamos quais informações são positivas para adicionar em seu conteúdo enviado após a compra!
E-mail de confirmação do pedido
O e-mail de confirmação de pedido é voltado para informar ao cliente que a compra deu certo, descrevendo um pouco quais as próximas etapas do processo.
Esse é um modelo de mensagem de pós-venda essencial para manter seu consumidor atento quanto às próximas etapas do seu pedido, mas também é uma oportunidade incrível para agradecer a parceria e apoio.
O mais legal é que esses emails podem ser automatizados e conseguem carregar um pouco do DNA do seu e-commerce, seja na forma de se comunicar ou até nos elementos visuais. Assim, é interessante tentar personalizar essa mensagem com o nome do cliente, informações específicas do pedido e um agradecimento exclusivo.
Mensagem de acompanhamento
Outro exemplo de e-mail muito positivo e essencial para manter um ótimo relacionamento no pós-venda é o de acompanhamento, que traz mais informações sobre o pedido para o cliente.
Nessa mensagem é essencial indicar qual a fase de entrega que o produto está, qual o código de rastreio, data de previsão de chegada e adicionar o link do rastreamento.
Um ponto relevante para ressaltar nesse modelo de mensagem de pós-venda são os canais de contato que o consumidor tem disponível para indicar algum problema ou caso precise de ajuda.
Feedback pós-venda
Com o produto na casa do cliente e tudo finalizado, para que você possa aperfeiçoar as etapas de venda e pós-venda, é ideal enviar um último e-mail pedindo o feedback desse consumidor, a fim de saber como ele se sentiu e qual a sua percepção diante de todas as etapas de compra.
Nesse caso, é interessante ter um questionário pronto para divulgar no e-mail, sempre relembrando aos clientes de que as informações são confidenciais e que seu uso será apenas para melhoria dos processos na sua loja virtual.
Uma dica é que no momento de desenvolver as perguntas, abranja todas a jornada que o cliente pode ter passado. Por exemplo, pergunte sobre a usabilidade do seu site, como foi o processo de compra, sua percepção sobre a empresa, entre outros questionamentos.
Se possível, inclua um campo para a avaliação do produto, isso também ajuda a saber se aquele item cumpriu o seu propósito na rotina daquele consumidor.
E-mail de aniversário ou datas especiais
Uma mensagem de pós-venda bastante valiosa é aquela enviada no aniversário do seu cliente ou datas comemorativas presentes no calendário do seu e-commerce. Essa é uma oportunidade incrível para conquistar mais simpatia desses consumidores, além de impactá-los de uma forma mais próxima.
A maioria das marcas costuma utilizar essas mensagens para oferecer um cupom exclusivo ou promoção limitada, gerando assim nova compra do cliente e tendo uma nova oportunidade de fidelizar esse cliente ainda mais!
Além de todos esses processos e mensagens de pós-venda, é interessante ter a sua loja online em uma plataforma segura e personalizada para que o seu cliente se encante desde o primeiro clique. Então, venha conhecer a well.commerce e potencializar suas vendas!