A Black Friday é considerada uma das datas mais aguardadas pelo e-commerce e estar preparado para ela é essencial para aumentar as vendas.
Otimizar seu site é fundamental para o sucesso durante o período. Por isso, veja a seguir os principais aspectos que devem ser considerados para que seu site esteja pronto para atrair e converter o maior número possível de visitantes durante a Black Friday.
Experiência do usuário (UX)
A experiência do usuário (UX) é considerada um dos pilares da otimização de sites. Ter um site intuitivo e de fácil navegação aumenta as chances de conversão. Pense em maneiras de como organizar seu conteúdo claramente, com menus bem estruturados, botões de chamada para ação visíveis e com uma jornada de compra direta.
Certifique-se também de que os processos de checkout sejam rápidos e sem complicações, ajudando a reduzir o abandono de carrinhos.
Tempo de carregamento
É importante ter em mente que o tempo de carregamento do site é um fator fundamental para o sucesso do seu e-commerce durante a Black Friday e no restante do ano. Sites lentos tendem a ter altas taxas de rejeição, pois os usuários geralmente não costumam esperar.
Faça a otimização comprimindo imagens, reduzindo a utilização de scripts pesados e serviços de hospedagem. A ferramenta PageSpeed ajuda a identificar áreas que precisam de melhorias. Ela analisa o desempenho de um site em dispositivos móveis e desktops, fornecendo insights valiosos sobre o tempo de carregamento e recomendando melhorias para otimizar a velocidade da página.
Um site com uma boa navegação, distribuição de produtos, cores e outros atributos visuais são essenciais para o sucesso de qualquer loja virtual. Por exemplo, segundo a Forrester Consulting, a porcentagem de usuários que abandonam o site que não carrega após 3 segundos é 40%, ou seja, um e-commerce bem otimizado também ajuda a impulsionar as vendas. O grande truque é lembrar que nesse período concorrido, a sua loja virtual pode contar com plataformas e tecnologias especializadas para conseguir atingir o público certo e tornar o processo de compra durante a Black Friday muito mais simples e efetivo. Esse é o caso da well.commerce, uma plataforma completa, pensada no lojista e no usuário. – Hygor Roque.
Otimização para os motores de busca (SEO)
Elaborar boas estratégias de SEO por meio de uma consultoria especializada possibilita que seu site seja encontrado de forma orgânica pelos consumidores. Isso é feito através do uso de palavras-chave estratégicas e relevantes em todo o site, desde descrições de produtos até títulos de página e meta descrições.
A criação de conteúdo voltado para a Black Friday, como landing pages promocionais e artigos para blog também ajudam a melhorar a visibilidade nos motores de busca.
Design e acessibilidade
Acompanhando as tendências de comportamento dos usuários, é crescente o uso de dispositivos móveis. Então, é ideal que seu site apresente um design responsivo – o que significa que ele deve se adaptar bem em diferentes tamanhos de tela.
Além disso, a acessibilidade virtual, como a navegação fácil por teclado e utilização de textos alternativos para imagens também deve ser uma prioridade. Isso faz com que todos os usuários, incluindo os que possuem alguma limitação ou deficiência visual, tenham uma experiência de compra otimizada.
Outros elementos também podem fazer a diferença na otimização do site, como:
- segurança: garanta que o site tenha certificado SSL válido e apresente os selos para que seus consumidores se sintam seguros ao inserir seus dados para o pagamento;
- chatbots e suporte para o cliente: tenha um chatbot ou sistema de suporte para o cliente em tempo real para ajudar e responder dúvidas rapidamente, evitando assim a desistência da compra.
Tenha um planejamento antecipado
Para o sucesso da sua estratégia, essas otimizações não podem ser deixadas para a última hora. Comece a trabalhar nelas meses antes da Black Friday para garantir um funcionamento adequado quando o tráfego aumentar. Testes regulares, análise de dados anteriores e ajustes contínuos ajudam a melhorar a experiência, deixando o site preparado para atender as necessidades dos clientes.
Investir tempo e recursos nesse processo é essencial para alcançar resultados expressivos na data mais esperada do comércio online!
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