Uma loja virtual de sucesso envolve muito mais do que ter produtos de qualidade e preços competitivos. A diferenciação de marca também é um fator essencial para conquistar novos clientes.
Para que seu e-commerce fique muito mais atraente para os seus consumidores e visitantes, venha entender mais sobre a importância das cores e saiba como escolher a melhor paleta de cores para sua loja virtual. Tenha uma ótima leitura!
Qual a importância da paleta de cores para o seu e-commerce?
Dentro do processo de identidade visual e diferenciação da marca, com certeza há a fase de decisão sobre nome e cores que serão aplicadas pela empresa. Ainda que algumas pessoas não vejam tanta utilidade, esse é um processo muito importante.
De acordo com um estudo chamado Impact of Color on Marketing, 93% das pessoas entrevistadas consideram as cores de um produto no momento de finalizar a compra e 84% dos entrevistados acreditam que a cor do produto é mais relevante do que outras informações para decidir e fechar a compra.
A escolha de cores de uma marca está intimamente ligada a sensações e estímulos que se deseja transmitir ao cliente assim que entra no site.
De forma simples: a paleta de cores para loja virtual é parte crucial para gerar conexão, interesse e reconhecimento em um mercado que já é tão concorrido.
Ou seja, ter uma paleta de cores chamativa, que se conecte com quem interessa para o seu negócio digital pode ser o diferencial que a sua marca pode estar precisando, para assim, gradualmente, ganhar o destaque que merece e atrair clientes potenciais.
Entendendo como funciona a psicologia das cores
As cores despertam sensações e emoções em variados contextos. Por isso, é tão essencial entender mais como elas podem comunicar e usar suas opções de tons de forma inteligente ao ser aplicada em sua loja virtual.
Querendo ou não, as cores são uma espécie de primeiro contato do consumidor com o seu site. Assim, elas precisam comunicar sua identidade de forma simples e efetiva.
Confira alguns sentimentos e sensações que as cores mais famosas podem gerar na mente do seu consumidor:
- azul: essa é uma cor que transmite confiança, simpatia e segurança, utilizada em grandes marcas que querem se destacar por sua responsabilidade com os clientes;
- verde: relacionado ao bem-estar, lealdade e até a natureza, o verde é aplicado por empresas que geralmente querem realçar seu comprometimento e conforto;
- vermelho: trazendo a sensação de movimento e atenção, o vermelho é ideal para despertar os sentidos, por isso, muitas marcas de fast food e até automotivas adotaram a cor em sua identidade;
- amarelo: um pouco menos intensa que o vermelho, o amarelo é ideal para negócios que querem gerar otimismo, felicidade e conforto.
Identidade da marca: qual a relação com o público-alvo?
Como deu para perceber, as cores da sua loja virtual deve estar de acordo com um ponto muito importante para o seu negócio: o público-alvo que você atende.
Seu sucesso nas vendas e na internet dependerá de uma série de estratégias, mas com certeza o consumidor tem um peso muito importante para melhorar os seus resultados. Então, a sua identidade deve seguir a personalidade desse cliente e público-alvo.
Imagine o caso: sua marca quer ser vista como uma empresa séria, responsável e confiável. No entanto, suas cores não trazem essa comunicação, abusando de tons que não combinam e formas que geram aversão aos olhos do público. Isso pode resultar em uma queda nos números e prejudicar a sua venda.
Então, lembre-se de sempre considerar o seu público-alvo no momento de escolher as cores para sua loja virtual!
Faça uma escolha harmoniosa de cores
Não é apenas definir as cores, mas sim entender se elas são uma escolha harmoniosa aos olhos e consequentemente ao seu mercado de atuação.
Uma das dicas para conseguir uma combinação perfeita e escolher cores que vendem, é observar o círculo cromático, brincando com as combinações e encontrando algo que acrescente na sua estratégia de escolha da paleta de cores, sem perder o equilíbrio.
A Importância do teste e feedback
Cor, combinações, formas e formatos utilizados definidos, é só botar o site no ar, certo? Não!
Na verdade, depois de toda essa construção, é recomendável ter um momento de testes e feedback com o seu público-alvo e também com quem já é cliente.
Isso porque quando der início na estratégia de cores, é recomendável ter certeza do que está sendo feito. Afinal, mudanças constantes, independente de quais forem, podem atrapalhar a percepção do consumidor frente a sua marca.
Utilize ferramentas online que ajudam na escolha das combinações, fale com pessoas de interesse para o seu e-commerce e tome a sua decisão baseada em dados. Assim, as chances de erro são bem menores.
Personalização e facilidade, conte com a well.commerce para a sua loja virtual perfeita!
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Isso mesmo, com poucos cliques é possível trazer uma repaginada incrível para o seu e-commerce, deixando o estilo da sua loja mais alinhado com o que seu público-alvo está interessado.
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