Ter uma previsão de vendas bem feita é uma etapa essencial para o sucesso no e-commerce. Com a Black Friday, as lojas online têm uma excelente oportunidade para aumentarem suas vendas. Nesse artigo, a well.commerce traz 5 estratégias para usar na Black Friday para ajudar seu negócio a se preparar para os picos de vendas. Boa leitura!
Por que é necessário fazer a previsão de vendas?
Primeiramente, é preciso entender o que é a previsão de vendas. Trata-se de um cálculo que estima o volume de vendas que um negócio espera realizar em um determinado período futuro, como a Black Friday ou a Semana do Consumidor, por exemplo.
Também chamada de forecast de vendas, é um processo essencial para lojas, já que sem uma estimativa precisa de quantos produtos serão vendidos, o negócio corre o risco de falta de estoque, atrasos nas entregas, ou até mesmo sobrecarga nos sistemas.
Com as informações certas, sua empresa pode ajustar estoques, garantir que a equipe de atendimento esteja pronta e alinhar o processo logístico, minimizando falhas e aumentando a satisfação dos clientes.
Qual é o momento ideal para fazer a previsão de vendas?
O planejamento antecipado é fundamental para uma Black Friday bem-sucedida e com o mínimo de imprevistos possível. O período ideal varia conforme cada empresa, mas a média costuma ser cerca de três meses antes do evento, junto com outros planejamentos voltados para a BF.
Quanto maior a antecedência, melhor será a margem de negociação com fornecedores, transportadoras e outras áreas logísticas, assegurando entregas no prazo e fretes competitivos. Antecipar a demanda desse período também possibilita planejar campanhas de marketing mais certeiras e implementar melhorias nos sistemas para evitar qualquer problema durante a compra.
Como fazer a previsão de vendas
Fazer uma previsão de vendas eficaz exige uma combinação de análise de dados históricos e consideração de tendências atuais de mercado.
1. Analise as vendas anteriores
O primeiro passo é revisar as vendas da Black Friday dos anos anteriores, observando quais produtos foram mais procurados, qual foi o comportamento dos consumidores e quando ocorreram os picos de vendas.
Com esses dados, é possível construir um cenário do que pode ser esperado neste ano. Além disso, é essencial considerar outros indicadores, como as mudanças e tendências de mercado.
2. Analise as condições do mercado e novas tendências
Considere as tendências do mercado e do seu nicho. Perguntas como “Quais produtos estão em alta? O que os consumidores estão buscando mais?” ajudam a guiar essa análise e ter respostas mais certeiras.
Monitorar plataformas de tendências, produtos em alta nas redes sociais e relatórios de mercado pode fornecer insights valiosos para prever a demanda, e dar ideias de como atrair seu público-alvo.
3. Faça um planejamento logístico
É preciso também preparar toda a logística por trás para lidar com o aumento de pedidos e entregas durante esse período movimentado. Isso inclui planejar não apenas o envio dos produtos, mas também incluir a possibilidade de devoluções e trocas.
Tenha um plano de logística reversa eficiente, que permita que os clientes façam devoluções sem complicações, e, ao mesmo tempo, minimize os impactos financeiros para sua empresa. Oferecer frete grátis é uma estratégia que pode ser planejada e é um diferencial importante para os shoppers.
4. Parcerias com fornecedores
Ter uma boa relação com os fornecedores pode auxiliar na hora de negociar prazos de entrega mais curtos, condições especiais e quantidades maiores de produtos que terão alta demanda.
Com isso, você garante que o estoque será suficiente durante a Black Friday, evitando falta de mercadorias e atrasos no abastecimento.
5. Ajustes constantes em tempo real
Estar sempre atento e fazer ajustes imediatos no estoque é essencial para evitar a venda de produtos esgotados, reservando a boa experiência do cliente durante o pico de vendas. A Black Friday é um evento dinâmico, por isso, é importante contar com um sistema de controle de estoque em tempo real.
O maior destaque da Black Friday de fato são as promoções, mas não é apenas aplicar descontos, já que ao oferecer os descontos, implica no fato de vender mais produtos e a espinha dorsal de tudo isso é: estoque. Se o seu e-commerce não tem estoque ou não trabalha com essa estratégia, como é o caso do dropshipping, é necessário ter tudo muito bem planejado, organizado com antecedência, para que os seus clientes tenham a melhor experiência na Black Friday e não sofram com entregas atrasadas, erros de sistema e outros problemas. Crie uma estratégia que beneficie sua loja e seus possíveis consumidores e tenha um previsão alinhada com a sua realidade dentro do e-commerce, isso com certeza evitará erros e deixará a Black muito mais positiva. – Hygor Roque.
Deu pra entender por que a previsão de vendas é uma ferramenta tão indispensável para o planejamento da Black Friday?
Com planejamento antecipado, análise de dados, parcerias estratégicas com fornecedores e um controle de estoque eficiente, a sua loja online estará preparada para esse período e pronta para alavancar as vendas!
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