O ticket médio é um indicador essencial para avaliar o desempenho de qualquer tipo de empreendimento. Graças a esse dado, é possível saber mais sobre o seu faturamento, conseguindo construir uma análise detalhada que ajuda a traçar estratégias específicas para melhorar seus resultados.
Confira aqui uma série de recomendações para aplicar esse parâmetro da forma correta e conseguir informações valiosas sobre o seu negócio. Boa leitura!
Entenda o conceito de Ticket Médio
O Ticket Médio é um parâmetro voltado para mensuração da performance de vendas de um negócio, podendo ser definido a partir do valor total das vendas e número de compradores. Ele representa o valor médio gasto por cliente em uma compra.
Esse tipo de cálculo pode ser feito seguindo para variados tipos de produto e canais de venda. Exatamente por esse dinamismo que costuma ser aplicado na maioria das empresas e trazer grandes insights para o planejamento.
E qual a importância para o seu e-commerce?
Saber o ticket médio da sua loja virtual pode ajudar a entender vários fatores cruciais para o seu sucesso e sua receita.
Um dos fatores que esse indicativo ajuda é na:
- compreensão do comportamento de compra dos clientes, buscando entregar um processo de compra mais personalizado;
- identificação de oportunidades de venda adicionais, que podem potencializar a procura pelo produto;
- otimização de estratégias relacionadas a precificação de produtos.
Como calcular o Ticket Médio?
Deu para perceber que calcular o ticket médio é bastante essencial para manter seu e-commerce bem-sucedido, certo? Então, para realizar essa conta, confira o passo a passo:
1 – defina um período para ser analisado;
2 – dentro desse período, saiba qual foi o faturamento e o número de clientes que compraram da sua loja
3 – divida o faturamento pelo número de clientes e tenha o seu resultado.
Veja um exemplo mais prático:
Digamos que você tenha selecionado o período de 30 dias, em que foram vendidos R$100 mil reais brutos, tendo atendido 100 clientes no total. Diante disso, é apenas seguir a fórmula: faturamento total/número de clientes no período escolhido.
Com os números fictícios, a aplicação seria: R$100.000/100 = R$1.000 de ticket médio.
A recomendação relacionada ao cálculo de ticket médio é que ele seja feito mensalmente, mantendo a sua análise mais próxima e presente no seu dia a dia administrativo.
Estratégias para aumentar o Ticket Médio
Diante do resultado obtido, é possível traçar novas estratégias para melhorar seu ticket médio e implementar no seu e-commerce. Algumas sugestões simples são:
- oferecer pacotes de produtos complementares aos que você já vende;
- criar programas de fidelidade para os seus clientes;
- recompensa aos clientes por gastos maiores;
- disponibilizar mais meios de pagamento online;
- sugerir produtos adicionais durante o processo de checkout do carrinho.
Melhore seu ticket médio com a well.commerce!
Além de ter um plano bem feito, contar com uma plataforma completa para cuidar da sua loja virtual é essencial para melhorar seus resultados e entregar uma experiência mais completa para seus clientes.
Com a well.commerce, é possível cuidar de todos os seus produtos e detalhes da sua loja virtual em poucos cliques. Venha alcançar grandes vendas com a well.commerce!