Uma das métricas mais importantes para quem é responsável por uma loja virtual é a de conversão. Essa é uma métrica crucial para medir o sucesso das vendas online, podendo potencializar os números alcançados e ajudando a tomar decisões baseadas em dados sobre a empresa.
Todo empreendedor reconhece a importância de acompanhar os resultados, principalmente relacionados às transações realizadas e faturamento alcançado. Então, venha saber como melhorar sua taxa de conversão e subir as suas vendas!
Para que serve a taxa de conversão no e-commerce?
A taxa de conversão representa a porcentagem de visitantes que realizam uma ação desejada ao entrar em um site.
Alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas e interpretadas como um tipo de conversão são:
- fazer uma compra;
- preencher um formulário para ter acesso a um conteúdo;
- assinar newsletter;
- se inscrever em uma lista de e-mails, entre outros.
Ao realizar um acompanhamento da taxa de conversão da sua loja virtual, ajuda a ter mais insights para aprimorar suas estratégias de marketing, impulsionamento de vendas, usabilidade do site e até aperfeiçoar toda a experiência de compra do usuário.
Com um relatório de taxa de conversão bem estruturado é possível:
- ter acesso a uma visibilidade mais clara sobre o seu retorno sobre o investimento, o ROI, de cada ação realizada pela sua marca dentro da loja virtual;
- acompanhamento dos clientes em sua jornada pessoal de compra, aprimorando os processos para uma experiência mais positiva;
- focar os investimentos no planejamento que realmente traz resultados;
- encontrar quais os obstáculos que estão impedindo o crescimento esperado.
Como calcular a taxa de conversão?
O cálculo da taxa de conversão é bastante simples. O valor é obtido dividindo o número de conversões pelo número total de visitantes, depois multiplicando por 100 para obter a porcentagem.
Por exemplo, digamos que a sua loja virtual recebeu 1.000 visitantes no mês analisado, conseguindo com que 30 consumidores comprassem seus produtos. Já multiplicando por 100, a taxa de conversão é de 3%.
É possível aumentar a taxa de conversão?
Ao saber como está a sua conversão, é ideal entender como é o mercado dentro do seu segmento.
Lembre-se de que os produtos de ticket médio mais alto, tendem a ter uma conversão diferente daqueles que praticam um valor mais acessível.
Caso queira aumentar esse número, existem algumas estratégias bastante positivas que podem ser aplicadas como:
- otimizar as páginas de produto segundo as práticas de SEO, que melhora a sua conversão orgânica;
- simplificar o processo de checkout diminuindo as etapas;
- oferecer frete grátis ou descontos especiais aos visitantes e clientes;
- melhorar a experiência do usuário na totalidade.
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Deu para ver que a experiência do seu consumidor tem total influência na taxa de conversão, não é mesmo?
Então, precisa ter uma plataforma de e-commerce que eleve a qualidade da sua loja virtual e é por isso que a well.commerce está em constante desenvolvimento, para que seus números cresçam todos os dias.
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