Nos dias de hoje, com o mercado do e-commerce altamente competitivo, oferecer uma experiência de compra impecável é fundamental para qualquer loja virtual que queira se destacar e fidelizar clientes. O design responsivo é um dos pilares para isso, garantindo que a navegação do usuário seja fluida e intuitiva e evitando desistências.
Nesse artigo, a well.commerce explica o que é site responsivo e como incorporar esses elementos na sua loja.
O que é um site responsivo?
Um site responsivo é aquele que ajusta automaticamente seu layout da página, imagens e elementos de design conforme o dispositivo utilizado pelo usuário, seja um computador, tablet ou smartphone.
Assim, independentemente do tamanho da tela, o cliente tem uma navegação intuitiva e agradável, sem a necessidade de dar zoom ou ajustar manualmente o conteúdo, o que melhora significativamente a experiência do usuário. Outra vantagem de ter um site responsivo é que ele reduz a taxa de rejeição e aumenta a probabilidade de conversão, já que o consumidor consegue navegar facilmente entre as páginas do site, explorar os produtos e finalizar uma compra com maior comodidade.
Como deixar o site responsivo: dicas práticas
Confira as principais dicas para criar um site responsivo para melhorar a experiência dos seus clientes.
Aposte em um design simplificado
Um site com layout claro, com botões destacados e menus de fácil navegação, melhora muito a experiência do usuário, especialmente em dispositivos menores, como celulares.
Evite excessos de elementos visuais, que podem acabar confundindo o cliente e dificultando a navegação.
Trabalhe na otimização da velocidade do site
Ninguém quer perder minutos ou mesmo segundos esperando um site carregar completamente. Sites lentos afastam os clientes, por isso comprimir arquivos e otimizar imagens é uma boa opção para melhorar a velocidade de carregamento.
A velocidade também é um fator importante para o SEO (Search Engine Optimization), sendo um dos critérios utilizados pelos motores de busca para ranquear páginas.
Escolha imagens flexíveis
Imagens que se ajustam ao tamanho da tela mantém o design do site visualmente agradável em qualquer dispositivo. Evite usar imagens em tamanhos fixos e opte por formatos como SVG ou CSS para maior flexibilidade e alta resolução em todos os acessos.
Faça testes regulares
Após ajustar as várias frentes do site, é importante testar o funcionamento em diferentes dispositivos e navegadores, para saber se ele está funcionando corretamente. Ferramentas como o Mobile-Friendly Test, do Google, ajudam a identificar se as páginas são “amigáveis” para os dispositivos móveis, possibilitando ajustes para manter a responsividade.
Também é indispensável realizar esses testes com frequência, evitando que problemas ou erros aconteçam no site e prejudiquem as vendas.
Opte por uma plataforma responsiva
Por fim, escolher uma plataforma de e-commerce de qualidade, que ofereça design responsivo de forma nativa facilita muito o processo de adaptação. Com isso, você já garante que sua loja virtual estará otimizada para dispositivos móveis desde o início.
Monte seu site com a well.commerce!
A well.commerce é uma plataforma robusta para criar lojas virtuais de maneira simples e eficiente. Com ferramentas práticas e interface intuitiva, a well te permite fazer e gerenciar um site responsivo, sempre priorizando a experiência do cliente!
Aposte na well.commerce para melhorar seu layout e maximizar as vendas! Aproveite para ler sobre a importância da paleta de cores na loja virtual.